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COVID.19 EPÍSTOLA.40

Filme a partir da peça EPISTOLA.40: CARTA (DES)ARMADA AOS ATIRADORES - Obra Teatral de Rudinei Borges dos Santos

 

Encontramos essa peça quando buscávamos por uma dramaturgia contemporânea, brasileira, que fosse atravessada pela sacralidade:

“Com abundantes referências emprestadas do universo religioso e místico popular – já a partir dos nomes de batismo em um núcleo familiar – e estrutura dramatúrgica paralela à da liturgia cristã, a peça do paraense Rudinei Borges acompanha os “passos” de Calvário desses migrantes desde sua chegada. O caso enfocado é o do despejo à força de centenas de moradores da Favela do Boqueirão, na zona sul da capital paulista, em 2011”

(Álvaro Machado – crítico de teatro em Fortuna Crítica)

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Imediatamente nos encantamos com o texto, por cada personagem e pela escrita sofisticada do autor. Então nos propusemos a organizar uma leitura dramática para tomar mais contato com o texto e apresentá-lo  no Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas da Unicamp (LabDrama). 

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No entanto, neste mesmo tempo começa a pandemia por COVID-19 no Brasil, então por conta do isolamento social não poderíamos realizar a leitura ao vivo e em convívio, como é do teatro. Entre deixar de fazer ou fazer de forma virtualmente mediada, optamos por fazê-la. Cada ator e atriz em sua casa, em seu estúdio que ao mesmo tempo era um lugar, mas era também a própria personagem em sombra e luz, em figurinos e objetos, em sons e traquitanas cenográficas, se fizeram e procedemos a experiência. Entre São Paulo, Campinas/SP, Uberlândia/MG e Castanhal/PA - Judas, Nazara, Macabéa, Misael e Auarã, tomaram voz e nos integraram a sina do infelizmente, atemporal, Boqueirão!

"Boca dentada.

Boca de Deus.

Boca do capiroto.

Boca pronta pra devorar as gentes." (Epístola.40)

No entanto não bastava a peça para dizer “só um tanto de agora” (Epistola.40). A pandemia aguça mais e mais a sina de tantos brasileiros que moram em situação precária e os despejos e reintegrações de posse se intensificam: “Essa gente de favela que saia daqui e devolva o que nunca foi dela: o direito de morar” (Epístola.40). Novas ocupações foram surgindo e ações violentas acometidas diuturnamente. Segundo a Campanha Despejo Zero, entre março e outubro de 2020, ao menos 6532 famílias foram despejadas de suas casas e outras 54.000 famílias se encontram ameaçadas de serem removidas a qualquer momento, em plena  pandemia do coronavírus, no Brasil inteiro! (https://www.facebook.com/observatorioderemocoes/)

Perplexos com essa realidade, incorporamos à edição da leitura dramática de Epistola.40, matérias jornalísticas que revelam a política contraditória do (des)governo brasileiro,  em relação ao controle do vírus fatal, quando ao mesmo tempo determina “fique em casa”, exerce despejo, pondo no olho da rua milhares de famílias e mantendo sob pressão outras muitas, dentre as quais abundam os cidadãos brasileiros periféricos, pobres, negros e indígenas - um extermínio étnico racial.

Assim renomeamos nossa experiência dramática de COVID.19 EPÍSTOLA.40, deixando um registro documental dos tempos de hoje, onde a pergunta que não cala desde sempre, torna-se ainda mais enfática: QUEM TEM O DIREITO DE MORAR?

Ficha Técnica

Direção e dramaturgia: Grácia Navarro e Ysmaille Ferreira

Atuação: Alanis Borges, Daniel Costa, Grácia Navarro, Sofia Fransolin e Ysmaille Ferreira

Composição e execução musical: Mar Oliveira

Edição: Raielle Mazzarelli

Produção: Deane Rafaelle, Geovana Mangiavacchi e Sofia Fransolin
Realização: Grupo Pindorama e LabDrama

Vídeos

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