

GRUPO PINDORAMA
artes da presença
Residência Artística de Teatro e Carnaval 2025 (13 de janeiro a 04 de março de 2025)
No Departamento de Artes Cênicas da Unicamp e no Sítio Canto da Areia, em Barão Geraldo, artistas se reuniram para alinhar dramaturgias e explorar a experimentação de números artísticos. Durante o encontro, foram criados figurinos, objetos cênicos e programas de intervenção pública. Todo esse processo ganha forma rumo a um teatro que acontece nas ruas e na festa de carnaval.
A pesquisa e a prática cênica do Grupo Pindorama foram apresentadas no cortejo do Bloco BerraVaca, com números artísticos que ampliam a horizontalização das relações entre o artista e o público, reforçando o sentido de pertencimento à obra poética. Os números artísticos ocorreram no domingo de pré-carnaval, 23 de fevereiro, e na terça de carnaval, 04 de março, quando o cortejo do Berra foi simultaneamente o lugar da cena e da frutificação. Da rua e das dramaturgias em suas múltiplas possibilidades e territórios.
Fotografias de Laura Fernandes
A MISSÃO
Sinopse: ETs capturados pelo exército brasileiro, na cidade de Varginha fugiram de instalações da Unicamp e encontram-se soltos em Barão Geraldo, para cumprimento de uma missão secreta.
Coordenação geral: Grácia Navarro (Departamento de Artes Cênicas).
Realização: Grupo de Estudos e Extensão Pindorama (CNPq).
Concepção e dramaturgia: Diego Leal (doutorando IA Unicamp), Grácia Navarro e Yenny Agudelo (doutoranda IA Unicamp).
Atuação: Diego Leal, Grácia Navarro, Yenny Agudelo, com participação especial de Carol Novaes (artista independente) e Tiago Marques (doutorando no IA, Unicamp).
Pesquisa musical: Ysmaille Ferreira (Pesquisador do Grupo Pindorama, egresso do Programa de doutorado em Artes da Cena IA Unicamp).
Gravação de áudio: Bruno Torato (artista independente).
Apoio musical: Carol Novaes, Inácio Azevedo (artista independente - pesquisador do Grupo Pindorama) e Coro do Bloco Carnavalesco BerraVaca.
Apoio técnico: Cristiano Gallep (Professor colaborador do Grupo Pindorama).
Figurinos e objetos cênicos: Diego Leal, Grácia Navarro, Marco Laporte (técnico em cenografia do Departamento de Artes Cênicas - IA Unicamp) e Yenny Agudelo.
Design gráfico: Jonas Gimenes Bíscaro (bolsista BAS - SAE Unicamp).
Registro fotográfico: Laura Fernandes (fotógrafa independente).
Registro audiovisual: Bruno Torato.
Fotografias de Laura Fernandes
MANGA TEM CAROÇO
Sinopse: O time de futebol de Barão Geraldo, chamado de time do Boi Falô, celebra sua vitória em campeonato da década de 60, entoando seu grito de guerra: "Manga tem caroço, pastel tem azeitona, o boi falô e disse: Barão campeão da zona". Este número artistico é desdobrado da peça: “O Boi Falô e Disse!", de autoria de Grácia Navarro, Inácio Azevedo e Larissa Neves.
Concepção: Grácia Navarro.
Atuação: Diego Leal, Fabiana Victor (dançarina independente), Gina Monge (professora Departamento de Artes Cênicas/Unicamp), Grácia Navarro, Joyce Dourado (estudante do Bacharelado em Artes Cênicas) Vênus Ravi (bolsita TT3 vinculado ao presente projeto) e Yenny Agudelo.
Pesquisa musical: Inácio Azevedo.
Narração do Jogo: Luiz Otávio Zago (estudante do Bacharelado em Música/Unicamp).
Apoio musical: Carol Novaes, Cristiano Gallep, Inácio Azevedo e Coro do Bloco Carnavalesco BerraVaca.
Apoio técnico: Cristiano Gallep.
Fotografias de Laura Fernandes
A COBRA
Beto Regina, canta “Homem com H”, de Antonio Barros, inspirado em Nei Matogrosso e acompanhado pelo Coro BerraVaca. Fabiana Victor, Gina Monge, Grácia Navarro e Yenny Agudelo fazem a Cobra, manuseando um tipiti de três metros, confeccionado por Sebastiana Almeida Lopes, no quilombo Canta Galo, PA.
Fotografias de Laura Fernandes
A “Residência Artística de Teatro e Carnaval 2025" é uma ação do projeto: Da cultura popular e da dramaturgia brasileira: das ruas, dos becos e das praças como territórios de referência e proposição - Fapesp 2023/14688-6.