

GRUPO PINDORAMA
artes da presença
III Semana LabDrama
III Semana LabDrama destaca dramaturgia, teatro e cultura popular na Unicamp
Evento reuniu pesquisadores, artistas e gestores culturais em três dias de programação sobre dramaturgia brasileira, carnaval e direitos culturais.
De 17 a 19 de setembro de 2025, o Instituto de Artes (IA) da Unicamp sediou a III Semana LabDrama, encontro que promoveu debates, apresentações e reflexões sobre dramaturgia, cultura popular e teatro de rua. Realizada no Paviartes, na Casa do Lago e no Auditório da ADunicamp, a Semana consolidou-se como um espaço de diálogo entre a universidade e as manifestações artísticas populares.
O evento é uma iniciativa do Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas Tradicionais (LabDrama), criado e coordenado pelas professoras Grácia Navarro e Larissa Neves, como parte das ações de pesquisa e extensão vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (ProEC). A terceira edição integrou o projeto FAPESP “Da cultura popular e da dramaturgia brasileira: das ruas, dos becos e das praças como territórios de referência e proposição” (Processo nº 2023/14668-6), que investiga as escritas tradicionais e dramaturgias populares brasileiras.
Programação
A abertura da Semana ocorreu em 17 de setembro, com a palestra-atividade “Ação dramática em Atenas, mutucas, boi e Body: a morte do boi e o linchamento”, ministrada pelo dramaturgo maranhense Igor Nascimento, que apresentou o processo criativo da peça Atenas: Mutucas, Boi & Body, escrita em parceria com Lauande Aires. Às 17h30, foi realizada a cerimônia de abertura, com falas dos professores Fernando Hashimoto (diretor do IA), Eduardo Okamoto (diretor de Cultura da Unicamp) e das coordenadoras Grácia Navarro e Larissa Neves. Na sequência, foi inaugurada a exposição “Do Bumba-meu-boi e do Boi Falô e Disse!”, com curadoria de Grácia Navarro e Larissa Neves e expografia de Erika Schwarz, aberta à visitação durante os três dias na Galeria da Casa do Lago.
Encerrando o primeiro dia, a pesquisadora Viviane Cubas (USP) participou da roda de conversa “Carnaval de Rua e Segurança Pública: Construindo Pontes”, ao lado de Alexandra Caprioli (Secretária de Cultura de Campinas), Gabriel Rapassi (Diretor de Cultura), Hidalgo Romero, Comandante Lourdes (Guarda Municipal) e Capitães Costa e Santim (8º Batalhão da Polícia Militar). A mesa foi organizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.
No dia 18 de setembro, ocorreu a leitura dramática da peça Atenas: Mutucas, Boi & Body, com elenco de estudantes do curso de Artes Cênicas, direção de Vênus Ravi e orientação de Larissa Neves, seguida de roda de conversa com Igor Nascimento. À noite, o professor e pesquisador Guilherme Varella (UFBA) conduziu a mesa “Carnaval de Rua, Direito à Folia e Direito à Cidade”, com Alessandra Ribeiro, Tiche Vianna e Hidalgo Romero, sob mediação de Grácia Navarro.
O encerramento, em 19 de setembro, contou pela manhã com a conferência “Direito à Cultura no Brasil Hoje”, ministrada por Guilherme Varella e mediada por Grácia Navarro, e à tarde com a Sessão LabDrama: Pesquisadores e Projetos, reunindo Isa Kopelman, Cassiano Sydow, Larissa Neves e Grácia Navarro para apresentação de pesquisas sobre dramaturgia, performatividade, cultura popular e teatro de rua.
Ficha Técnica
Coordenação Geral: Grácia Navarro, Larissa de Oliveira Neves.
Coordenação de produção: Vênus Ravi (FAPESP 2024/08539-0 – TT3).
Organização: Dandara Paulino(BAS/DEAPE), Lídia Souza (Grupo Peripécias), e Pedro Castelo (BAS/DEAPE), Sofia Fransolin (Grupo Peripécias) e Vênus Ravi.
Design Gráfico: Dandara Paulino(BAS/DEAPE), e Pedro Castelo (BAS/DEAPE)
Registro Fotográfico: Dandara Paulino, Sofia Fransolin e Vênus Ravi.
Acessoria de Imprensa: Vênus Ravi
Social Media: Dandara Paulino, Pedro Castelo e Vênus Ravi
Realização: Grupo Pindorama, LabDrama, Peripécias.
Apoio: Instituto de Artes, Secretária de Campinas, FAEPEX,PROEEC,DEAPE, FAPESP, ADUNICAMP.

























